quinta-feira, 25 de julho de 2013

por Marcelo Jesus

Reflexão Crítica: Ciência, Ciência da Informação e o Projeto de Pesquisa.

A reflexão e a prática na ciência caminham juntas. Seguindo neste contexto a Ciência da Informação (CI) debate os conceitos de informação. No entanto, alguns autores priorizam mais do que seu significado. Segundo a opinião de Capurro e Hjorland, a informação é um conceito subjetivo, porém não em um sentido individual, uma vez que as pessoas se organizam em situações sociais concretas e desempenham diferentes funções na divisão do trabalho na sociedade.
As ciências fazem descobertas, caracterizam acontecimentos, interpretam in-formações entre outros. Após a leitura de alguns capítulos do livro de Tomanik (2004) surgiu um estímulo para uma nova ideia sobre a definição de Ciência, que não é a verdade absoluta, mas a busca de conhecimento e interpretações. É a ca-pacidade de construir informações.
Nesta reflexão, a CI por sua natureza interdisciplinar, aborda questões diver-sas a qual diversifica seu campo de estudo e seus pesquisadores. O projeto de pes-quisa pretende abordar quais informações sobre as políticas públicas na área da saúde tramitam nas Redes Sociais do DF. Esta abordagem acentuou reflexões de como identificá-las.
A Ciência Social que profere vários conceitos, a qual gera, organiza, repre-senta, distribui, comunica e media a informação, auxilia a interação e articulação de compartilhamento, impulsiona os fluxos de informação e de conhecimento que são decorrentes do movimento de uma rede. Le Coadic (2004, p.71) analisa comunica-ção como combinação de processos sociais de contágio e processos sociais de pro-pagação.
O estudo pretende analisar quais elementos das políticas públicas e como as pessoas compartilham informações em qualquer formato, seja com uma ou com várias pessoas, em vias de diferentes suportes de transmissão de informação na rede. Pesquisar este fenômeno é um processo de conhecimento de como os indivíduos podem se articular para tratar as informações. Na reflexão que o espaço em que as redes sociais se constituem e se proliferam são inerentes à informação e ao conhecimento, uma vez que são eles que movimentam as redes.

Bibliografia

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede, a era da informação: economia, socie-dade e cultura. Volume 1. 6. edição. Editora Paz e Terra, São Paulo, Brasil, 1999.

CAPURRO, R. & HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciên-cia da Informação, v.12, n.1, 2007. Disponível em: http://www.eci.ufmg.br/pcionline

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FLEURY, Sonia. O desafio da gestão das redes de políticas. VII Congreso Internaci-onal del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002

LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Briquet de Lemos, Brasília, Brasil, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Tradução Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? (Tradução Paulo Neves). São Paulo, Ed. 34, 1996.
MIRANDA, A. L. C. Ciência da Informação: teoria e metodologia de uma área em expansão. Brasília: Thesaurus, 2003.

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SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas na Ciência da Informação. Belo Horizonte, v.1, n.1, p. 41-62, jan/jun., 1996

SANTOS, Maria Salett T. LIMA, Nataly de Queiroz: Tecendo redes de comunicação para o desenvolvimento local: experiências de redes sociais nos contextos popula-res. Conexão - Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v.10, n. 20, jul. 2011.

SIMEÃO, Elmira. Comunicação extensiva e Informação em Rede. Editado pelo De-partamento de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil, 2006.


TOMANIK, Eduardo Augusto. O Olhar no Espelho: "conversas" sobre a pesquisa em ciências sociais. 2º ed. Maringá ; Eduem, 2004.

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