Reflexão Crítica: Ciência, Ciência da Informação e o Projeto
de Pesquisa.
A reflexão e a prática na ciência caminham juntas. Seguindo
neste contexto a Ciência da Informação (CI) debate os conceitos de informação.
No entanto, alguns autores priorizam mais do que seu significado. Segundo a
opinião de Capurro e Hjorland, a informação é um conceito subjetivo, porém não
em um sentido individual, uma vez que as pessoas se organizam em situações
sociais concretas e desempenham diferentes funções na divisão do trabalho na
sociedade.
As ciências fazem descobertas, caracterizam acontecimentos,
interpretam in-formações entre outros. Após a leitura de alguns capítulos do
livro de Tomanik (2004) surgiu um estímulo para uma nova ideia sobre a
definição de Ciência, que não é a verdade absoluta, mas a busca de conhecimento
e interpretações. É a ca-pacidade de construir informações.
Nesta reflexão, a CI por sua natureza interdisciplinar,
aborda questões diver-sas a qual diversifica seu campo de estudo e seus
pesquisadores. O projeto de pes-quisa pretende abordar quais informações sobre
as políticas públicas na área da saúde tramitam nas Redes Sociais do DF. Esta
abordagem acentuou reflexões de como identificá-las.
A Ciência Social que profere vários conceitos, a qual gera,
organiza, repre-senta, distribui, comunica e media a informação, auxilia a interação
e articulação de compartilhamento, impulsiona os fluxos de informação e de
conhecimento que são decorrentes do movimento de uma rede. Le Coadic (2004,
p.71) analisa comunica-ção como combinação de processos sociais de contágio e
processos sociais de pro-pagação.
O estudo pretende analisar quais elementos das políticas
públicas e como as pessoas compartilham informações em qualquer formato, seja
com uma ou com várias pessoas, em vias de diferentes suportes de transmissão de
informação na rede. Pesquisar este fenômeno é um processo de conhecimento de
como os indivíduos podem se articular para tratar as informações. Na reflexão
que o espaço em que as redes sociais se constituem e se proliferam são
inerentes à informação e ao conhecimento, uma vez que são eles que movimentam
as redes.
Bibliografia
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